Primeiras aulas do curso Adobe Premiere: cor grading

Adobe Premiere: cor grading

Princípios da imagem - Apresentação

Meu nome é Danilo Máximo, instrutor de edição e composição de vídeo da Alura. Nesse curso viemos com uma atualização do curso de colorização onde vamos utilizar o Premiere 2020, onde foram agregadas algumas outras ferramentas novas aqui dentro. Estou trazendo este curso para vocês, espero que gostem.

Se você é uma pessoa que edita vídeo e está pensando em começar a trabalhar com colorização é um vídeo muito interessante onde passamos pelos pontos de correção de cor, vemos como fazemos para corrigir e deixar o nosso vídeo em um padrão mais interessante. Depois como podemos utilizar o Premiere para criar um processo de colorização e deixar o nosso vídeo mais interessante, fazendo com que captamos muito mais a energia e a atenção do nosso telespectador.

Espero que vocês gostem do material e até o nosso curso.

Princípios da imagem - Overview do projeto

Nesse curso vamos passar pelas três etapas do nosso processo de colorização onde a primeira delas vamos utilizar os scopes para entender melhor como fazemos para corrigir e fazer a correção primária da nossa imagem. A correção primária é a correção na qual mexemos com a imagem como um todo.

Vamos passar pelos parâmetros de exposição, de balanço de branco, de saturação, para corrigir a nossa imagem como um todo. Depois passamos por um processo de correção secundária, onde vamos começar a especificar pontos da nossa imagem para começarmos a trabalhar em específico. Trabalhamos só nas áreas claras ou só nas áreas escuras ou só em alguns tons específicos da minha imagem.

Depois disso passamos para o processo de continuação da cor, que é quando pegamos essa correção que fizemos, esse ajuste que fizemos e começa a migrá-lo entre outros takes. Vamos aprender como fazemos para trabalhar com a lente de ajuste, vamos entender como fazemos para trabalhar com presets, vamos ver a configuração do LUT, como fazemos para criar o LUT e como fazemos para importar esse LUT para dentro do material.

Por fim, vamos trabalhar com a questão da colorização em si. É o momento criativo do nosso material, você aprende o software, o que o software tem de ferramenta para podermos trabalhar a cor e por último, é o momento de você utilizar a sua criatividade. Você tem que sentar e começar a mexer e criar com o Premiere formas de trabalhar cor e jogar a cor para onde você deseja no seu material.

Nesse processo vamos visualizar como fazemos para trabalhar com o LUT nesse sentido, às vezes você baixa um LUT na internet, eu até coloquei o pack com alguns LUTS para vocês. Se você quer entender como é que funciona eu vou mostrar nesse capitulo como que fazemos para ter uma iteração legal com o LUT, como você faz para utilizar o LUT de maneira mais interessante dentro do Premiere e como você utiliza mesmo no método para criar uma dinâmica legal na imagem no processo de colorização.

Espero que vocês curtam o material desse curso. Caso vocês tenham alguma dúvida durante o processo posta lá no fórum para trocarmos uma ideia, quando estiverem finalizando façam uma colorização diferente no material que eu enviei para vocês e posta para visualizarmos. Têm vários arquivos em ROI dentro do conteúdo do curso, dá para você pegar a imagem e trabalhar um pouco e melhorar esse processo de colorização.

Espero que curtam o curso todo e até as aulas. Valeu.

Princípios da imagem - Elementos da imagem

Para começar o nosso curso é interessante que comecemos a entender alguns elementos que compõe a imagem porque isso vai nos ajudar muito em nosso processo de correção e colorização.

Para começar, as imagens e os vídeos que trabalhamos trabalham no sistema de cor aditiva, composta por Y, R, G e B. Y sendo o canal de luminância, toda a luz que eu tenho dentro dessa minha imagem e eu tenho os canais RGB que compõem as cores. É o canal vermelho, é o verde e o azul. Esses três canais formaram todas as cores que eu tenho na minha imagem.

É importante você entender que depois que eu tenho os canais RGB, as cores opostas farão um papel muito importante no nosso processo de correção porque às vezes quando eu tenho uma imagem que puxou para um tom vermelho, você pode pegar e arrastá-la um pouco para a cor oposta que no caso é Ciano. É interessante você entender quais são as cores opostas dessas cores.

Por exemplo: o vermelho o oposto é o ciano, do azul o oposto é o amarelo, do verde o oposto é o magenta. Ajuda muito na hora de algum processo de correção você saber qual é a cor oposta.

Depois que você começa essa combinação de cores, saber quais cores são opostas ou não, entramos na roda de cor, que onde eu tenho todas as cores que compõem essa roda. Essa roda de cores vamos ver em vários parâmetros de correção lá dentro do Premiere, não só dentro do Premiere como em outro software de correção, tipo DaVinci, o Final Cut, o After, ele ajuda muito quando formos pender a cor para algum lado.

Depois que entendemos esse processo da cor, da cor oposta e dos canais que formam essa imagem passamos para Matiz, saturação e luminância. Como já falei anteriormente, a Matiz é a cor pura da minha imagem que é composta pelos canais RGB. Depois temos os pesos de saturação, que é o quão viva essa cor vai estar, se vai estar mais vibrante ou não, mais acinzentada ou chegando ao ponto de estar cinza completa. E também temos a luminância que é a questão do peso do branco e do preto na imagem.

Toda cor, se ela não for pura, tem um processo de saturação e de luminância nela, onde ela está mais saturada, mais escura ou mais clara. Depois que você tem esse entendimento sobre as cores, como elas se compõem, como se comportam passamos para o parâmetro de luz que é onde eu visualizo na imagem aonde que é sombra, aonde que é meio tom e aonde que é luz de fato.

Isso vai fazer um peso muito grande em nosso processo de correção porque eu consigo olhar se é a minha sombra que está com problema, se é a minha luz que está com problema, se é meu meio tom que eu posso ajustar. Até no processo de colorização também, onde você usa paleta de cor e às vezes você tem um tom mais escuro que você tem que puxar para ele, por isso é importante você saber onde estão as zonas de sombra na sua imagem.

Parando para observar um pouco essa imagem que eu coloquei, tenta pausar um pouco vídeo, olhar e observar se você consegue identificar onde você tem sombra, onde você tem meio tom e aonde você tem luz. Para um pouco aí, faz esse processo.

Ai voltando as sombras são todos os pontos que temos ai que não tenha incisão de luz direta. Geralmente é escondido, eu tenho atrás do rosto do cara. Contra uma fonte de luz em partes mais atrás a imagem background mais de fundo. Essa é outra área que está escondida aqui atrás por causa da porta, essa outra área aqui do sofá. Todas essas áreas são áreas de sombra da imagem.

Depois visualizamos os meios tons que são as áreas onde eu não tenho nem uma sombra muito grande e nem luz, são as áreas meio termo da minha imagem. Por fim, as áreas de luz, vemos aqui os reflexos da área de luz, isso tudo é reflexo desse ponto de luz aqui. Todas essas aqui são áreas de luz da imagem.

É legal que você treine isso. Até depois desse vídeo eu estou propondo um exercício que eu tirei de um site que eu acho muito legal, que eu sempre observo que é o "Estilo from beautiful Filmes", é um cara que criou esse site onde ele pega filmes e tira vários estilos do filme.

Ele pega a sequência do filme e vai tirando vários estilos e aí ele deixa para nós. Você pode escolher os filmes que têm, você pode ir pelos diretores também aí você consegue visualizar todos os estilos do filme. É muito legal isso aqui.

Depois desse vídeo estou propondo um exercício para podermos treinar ainda mais essa percepção de entender o que é sombra, o que é meio tom e o que é luz em uma imagem. Espero que vocês curtam e no próximo vídeo vamos visualizar como conseguimos fazer essa análise de maneira técnica com os scopes. Até lá.

Sobre o curso Adobe Premiere: cor grading

O curso Adobe Premiere: cor grading possui 141 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Colorização em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Colorização acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas