Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Pintura Digital > Conteúdos de Pintura Digital > Primeiras aulas do curso Adobe Fresco: pintura digital mobile

Adobe Fresco: pintura digital mobile

Ferramentas - Introdução

Sejam bem-vindos ao curso de introdução ao Adobe Fresco aqui da Alura. Meu nome é Rainer Peter, sou ilustrador, trabalho com ilustração para livros, jogos, revistas, e hoje vou apresentar para vocês o Adobe Fresco, esse aplicativo excelente da Adobe onde a gente trabalha com desenho, pintura, ilustração.

Essa imagem que vocês estão vendo é a imagem que a gente vai trabalhar durante o curso. A gente vai aprender na prática mesmo como funciona cada uma das ferramentas. Vamos começar com esse desenho todo esboçado, vamos fazer uma linha mais limpa, finalizar e pintar. Inclusive vamos utilizar aqui os recursos do Adobe Fresco, que são os pincéis de pixel, os pinceis de vetor, e os pinceis vivos, que são aquarela, simula bastante a aquarela, e pintura a óleo.

Esse aqui é o curso de introdução, então você não precisa ter feito nenhum outro curso antes. É um curso de introdução ao Adobe Fresco. É importante saber que a gente está utilizando quando venho nas configurações a versão 1.2.1 do Adobe Fresco, então às vezes dependendo do momento que você estiver assistindo esse curso pode até ter surgido novos recursos, novas possibilidades com o programa, porque a Adobe está atualizando ele constantemente.

Estou utilizando aqui o Ipad pro terceira geração, no caso tamanho 12.9, com a caneta equivalente dele, que é a Apple pencil segunda geração. É isso, vocês vai precisar do Ipad para fazer esse curso. Aí você vê qual a geração do seu Ipad e qual a caneta equivalente para funcionar bem nele. Cada caneta tem alguns modelos equivalentes para o Ipad. É isso que a gente precisa para começar o curso e vamos lá.

Ferramentas - Overview

Vou mostrar para vocês então como a gente vai aprender a utilizar o Adobe Fresco na prática mesmo, a gente vai fazer essa ilustração aqui. Vamos começar bem do zero, fazendo um esboço. Essa linha, esse brush é um brush que vem no Adobe Fresco, é um recurso dele muito interessante, simula um lápis, alguma coisa de carvão. Depois em uma camada nova a gente vai fazer o desenho mais limpo, e depois vamos trabalhar as possibilidades de colorização, a arte final, a linha limpinha vamos fazer também, que é uma linha em vetor. Quando dou o zoom ela não fica pixelada. Já a cor, que fiz em pixel, olha a diferença.

Vamos trabalhar também a trabalhar com os recursos de vetores do Adobe Fresco. A gente vai fazer a cor base inicialmente, vou mostrar para vocês desativando a cor da luz e da sombra, a gente vai fazer de três formas diferentes. Primeiro vamos utilizar os pinceis de pixel, depois os pinceis de vetor, e no final vamos fazer uma terceira forma sem utilizar os pinceis, usando somente ferramentas de seleção e de preenchimento.

Vamos entender como funciona isso, além de fazer essa sombra e essa luz utilizando modos diferentes de camadas, de mesclagem entre as camadas, a gente também vai pintar as linhas, tem algumas linhas pintadas. E vou mostrar para vocês como a gente pinta essas linhas em vetor e também em camadas de pixel. Tem todas essas possibilidades, tanto para quem trabalha com vetor, tanto para quem trabalha com pixel. Um lance interessante do Adobe Fresco é que ele aborda essas duas possibilidades.

E tem uma terceira possiblidade também que são os pinceis vivos que a gente vai utilizar também. Vou desativar a camada da sombra e da luz para mostrar para vocês essa camada que a gente usa os pinceis vivos de aquarela. Vamos ver como funciona a aquarela no Adobe Fresco, é um recurso bem interessante porque simula muito a aguada, como a água vai espalhando a tinta, e depois a gente também vai trabalhar para entender como funcionam os pinceis vivos de pintura a óleo.

Se a gente olhar bem de perto, olha como tem toda uma textura na tela, da tinta, das camadas da tinta a óleo, que é um recurso também exclusivo, muito interessante do Adobe Fresco.

É isso que a gente vai aprender durante o curso. Vamos lá.

Ferramentas - Tela inicial

Vamos começar a utilizar de fato o Adobe Fresco. Essa é a interface do programa. Vocês estão vendo que é bem simples, não tem muita coisa ocupando a tela. A gente tem algumas opções de ferramentas do lado esquerdo. Temos algumas configurações do lado direito, que no caso são as camadas. Pode ver que como a gente criou um arquivo novo já vem com duas camadas, são esses quadradinhos do lado direito.

Tem uma camada transparente em cima e uma branca embaixo, então a gente já deixa clicado na camada de cima, que é como fica, para trabalhar o desenho, a pintura nessa camada acima da camada branca.

Do lado esquerdo a gente tem as ferramentas em si, os recursos. Os três primeiros são pinceis, a gente vai ver melhor como funciona cada um deles. Tem borracha, ferramenta de movimentação, seleção, o balde de preenchimento, o conta-gotas, e esse botãozinho que é a opção de adicionar imagens nessa imagem que a gente já está trabalhando. Tem como tirar foto da câmera, pegar um arquivo das fotos, pegar dos arquivos em si do Ipad e também do Creative Cloud.

A gente vai começar aqui fazendo alguns esboços, a gente vai fazer um desenho durante esse curso todo, como vocês viram na introdução, e a gente vai começar fazendo uns esboços de retrato aqui. Do lado esquerdo tem essa bolinha branca. No caso, a minha bolinha está branca porque em algum momento eu mudei a cor e deixei ela branca.

Por padrão, assim que a gente instala o programa ela começa com uma bolinha preta. Quando a gente clica nela abre aqui as opções de cores. No caso do esboço a gente vai trabalhar com a cor preta mesmo, então não vamos mexer tanto aqui. Mais para a frente quando a gente for pintar vamos ver as opções de cores.

Aqui no Adobe Fresco a gente tem três tipos diferentes de pinceis. Isso é uma coisa bem interessante, os outros programas costumam não ter essa variedade toda aqui. Que é a primeira são os pinceis de pixel, que a gente já tem no Photoshop, no Procreate, em outros programas de desenho, que é o mais tradicional que a gente desenha, quando a gente dá um zoom na imagem a gente vê os pixels, como está funcionando.

Depois a gente tem alguns pinceis vivos, que é um recurso específico do Adobe Fresco, que tem o modo de aquarela e óleo, que simulam bastante como se fosse a água da aquarela, a textura da pintura à óleo que a gente vai ver mais para a frente. E a terceira opção é de vetor, a gente pode trabalhar com vetor.

O vetor é aquele que não tem pixel, então a gente pode dar o zoom, pode ver que do lado o pincel de pixel está no máximo, a gente vê os pixels, mas a linha do vetor está limpinha, então a gente também pode trabalhar com vetor no Procreate.

A gente vai fazer o esboço do desenho utilizando um pincel de pixel normal, a gente vem na opção de pixel. Quando entramos aqui tem vários tipos diferentes de pinceis. No caso, vamos fazer um esboço do desenho, então vamos vir nessa opção de esboço e vamos clicar no lápis. No caso vai ser o lápis a ferramenta que a gente vai utilizar.

Aqui embaixo, na barrinha, tem um mais. Quando a gente clica no mais dá para a gente obter mais pinceis ou importar arquivos. Nessa opção de importar arquivos você pode inclusive importar pinceis que você tem no Photoshop, dá para abrir esses pinceis aqui também no Adobe Fresco.

No caso, a gente vai fazer o esboço com o lápis mesmo, a gente vai vir aqui. Fui rabiscando e mostrando para vocês como funciona para desfazer isso que fiz. Lá em cima, no lado direito, tem duas setinhas. Uma para a esquerda e uma para a direita. Para a esquerda ela vai desfazendo, vou clicando e vai voltando como estava. A setinha da direita vai refazendo. A gente tem esses recursos. No caso, agora a gente vai começar fazendo um esboço de um retrato.

Nesse curso a gente não vai focar tanto, aliás, não vamos focar mesmo nessa parte de estrutura de desenho, de anatomia, vamos focar nos recursos do Adobe Fresco. Então, caso você tenha interesse de aprender mais sobre desenho, anatomia, a gente tem alguns cursos aqui na Alura que abordam esse tema.

Vou fazer um esboço aqui. Nesse caso vocês podem fazer esse esboço no estilo de desenho que vocês estão acostumados a fazer. Não precisa tentar fazer algo exatamente igual ao que estou fazendo aqui não. Pode fazer algo mais estilizado, por exemplo. O lance é a gente ir pegando familiaridade com o programa em si.

Eu gosto de fazer essas marcações assim de onde está cada elemento e depois vir detalhando um pouco mais. Aqui vai estar um olho, aqui outro, mas neste momento aqui o que vamos fazer é esse esboço mesmo. O lápis é o ideal para fazer esse tipo de desenho porque a linha está mais apagada, não está muito pesada igual se fosse com pincel. Esse é um recurso bem interessante do Procreate, que é a gente ter esse lápis que simula de fato um lápis ali.

Inclusive, vou fazer o desenho com a caneta em pé, a gente tem uma linha, se eu inclino a caneta ela simula a inclinação do lápis no papel. Em pé, inclino, fica como se tivesse eu passando de lado o lápis ali no papel. Tem até a textura do papel ali, olha só que interessante.

Para a gente apagar já logo de cara temos depois dos três pinceis no canto esquerdo a borracha. Você seleciona a borracha e pode vir apagando. Olha só como a borracha apaga 100%, não deixa nenhum tipo de sujeira nem nada do tipo. Caso você queira uma borracha menos artificial, uma coisa mais natural, a gente faz o seguinte. Volta lá em cima na seleção dos pinceis. Aqui no caso estamos desenhando com esse pincel de lápis. Caso você queira você pode apagar utilizando uma textura da mesma que você está usando para desenhar.

Aqui na tela a gente tem esse círculo que a gente pode arrastar e soltar. Ele é um círculo de atalhos. Quando a gente clica nele, ele vai criar utilizando um atalho que está configurado de acordo com a ferramenta que a gente está utilizando. No caso, estamos utilizando o lápis, então se eu clico e seguro ali, olha como tem uma animação que abre em volta e mostra que está selecionado, e aí esse lápis se torna uma borracha, só que uma borracha com a mesma textura do lápis que eu estava utilizando.

Então, posso utilizar aqui que ele vai apagando aos poucos, não apaga tudo 100%. Fica uma sujeirinha ali, às vezes é interessante manter essa naturalidade, digamos assim. Ao invés de vir apagando com a borracha que limpa tudo, às vezes apagar com essa borracha que simula o pincel que você está utilizando.

Se você estiver utilizando um pincel que tem outro efeito diferente, que simula tinta, que simula uma aquarela e tal, ao clicar e selecionar esse pincel vai utilizar a borracha de acordo com a textura dele. É um recurso interessante.

Esse atalho a gente pode arrastar e deixar onde a gente quiser na tela, no lugar que for mais interessante para você. Como eu desenho com a mão direita, a mão esquerda fica mais livre, então gosto de deixar ele mais do lado esquerdo da tela que posso encostar com a mão esquerda enquanto estou desenhando com a mão direita, gosto de deixar aqui do lado esquerdo, mas vai de acordo com a forma como você acha mais natural.

O que vou fazer aqui é isso. Utilizando esse lápis vou fazer o esboço de um retrato. Só a cabeça mesmo aqui vou marcar mais ou menos onde fica a sobrancelha, onde ficam os olhos, a bochecha, você pode fazer esse retrato no estilo que você achar mais natural. Se você quiser inclusive pode olhar uma fotografia, um outro desenho, o lance é utilizar esse desenho aqui, esse retrato para ir conhecendo e entendendo como funcionam as ferramentas no Procreate.

Esse aqui é o esboço, fiz um esboço de um cabelo, um pescoço, um nariz, está pronta a primeira etapa do desenho. É isso, a gente já pode passar para a próxima etapa.

Sobre o curso Adobe Fresco: pintura digital mobile

O curso Adobe Fresco: pintura digital mobile possui 121 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas