Artigos de Tecnologia e Negócios

Os cursos mais populares de 2015

rodrigo.turini
rodrigo.turini

Em 2015 os alunos se matricularam mais de 145 mil vezes em nossos cursos. Quais foram os cursos mais populares de 2015? Entender o que significa "mais popular é um desafio" que descrevo já já, primeiro vamos aos resultados. Utilizei o número de alunos inscritos dividido pelo tempo de existência de um curso na plataforma em 2015:

10. MySQL 1: Iniciando suas consultas 9. Bootstrap: velocidade no front-end 8. Gestalt: desmistificando o Design 7. Java I: Primeiros passos 6. Oracle II: Consultas Complexas 5. Refatorando na prática 4. Spring MVC I: Criando aplicações web

E o top 3, todos com mais de 10 novos alunos inscritos por dia: 3. HTML5 e CSS3 I: Suas primeiras páginas da Web 2. Android I: Crie sua App fantástica 1. NodeJS: Inovando com Javascript no backend

Ficou curioso em relação ao conteúdo e depoimentos dos alunos sobre estes cursos? Basta seguir o link deles para encontrar informações sobre cada um deles.

As grandes áreas de tecnologia

A grande sacada? Diversas áreas da carreira na tecnologia estão representadas nesses 10 cursos: o mundo mobile, o frontend, o backend tradicional, o backend moderno, os bancos relacionais e o design (Gestalt, já falei que é um curso genial). Uma área muito recente, de SEO e Marketing Digital ainda não aparece nos top 10... mas aposto em mudanças para 2016.

Desafios ao buscar o Top 10

Como essa é uma normalização, essa tabela não indica os cursos mais estudados ou terminados, que também são dados interessantes, mas é uma maneira razoavelmente justa de indicar a popularidade de um curso através de um ano.

O ramo de estudo desses tipos de estatística é chamado de learning analytics, e existem diversos detalhes extremamente importantes para se levar em consideração antes de julgar um curso como sucesso/fracasso na educação da população (lembra? nosso objetivo é alavancar a qualidade do mercado de trabalho!).

A conta que usei, inscritos/dias_de_curso_no_ano, é justa pois indica a popularidade do curso nesse período, mas um pouco injusta pois um curso sempre tem um boom inicial logo após lançado - um pouco refletido nos cursos de NodeJS e Gestalt, lançados mais próximo do final do ano.

Toda medida tem suas vantagens e desvantagens, seus erros e muito mais. Neste ano de 2016 teremos nossos primeiros cursos de machine learning e data analysis. Sempre focando na prática, mostraremos como levar em consideração diversos desses problemas de medição e como corrigi-los para entendermos realmente o que acontece.

Parabéns!

Mas este era um post de mais populares do ano? Sim! Então parabéns a todos os dez cursos, seus criadores e mantenedores, além dos alunos que fazem parte da revolução da educação através da didática Caelum, aplicada no Alura.

Quais cursos você esperava ver entre os mais populares? E quais espera ver em 2016?

Artigos de Tecnologia e Negócios